Em Cananéia há casas tombadas pelo governo ( por dentro e/ou por fora), com a ideia de manter sua cultura. Se o governo decidir tombar apenas por fora, o dono da construção tem a permissão de modificá-la por dentro e vice-versa.
No passado, ter Eiras, Beiras ou tribeiras era sinal de fortuna. Ter Eiras significava pouca fortuna, ter Beiras significava ter média fortuna, ter Tribeiras significava ter grande fortuna.
A biodiversidade de Cananéia é muito diversificada, contendo grandes variedades de animais marinhos (exemplo: boto, agua-viva, ostra, entre outros), animais terrestres (exemplo: aranha, cobra, macaco, entre outros) e animais voadores (exemplo: mergulhão, garça, pássaros em geral, entre outros). E também à grande variedade de plantas, como a bromélia ( que pode se fixar no solo ou no tronco das árvores), palmito juçara (árvore alta, com mechas brancas) essa árvore é cortada para ser retirada o palmito (que é o conjunto de plantas que iriam nascer) e o mangue (podendo ser amarelo, branco ou vermelho).
Fandango é uma dança em pares que começou em Portugal e Espanha, caracterizada por movimentos vivos e agitados, em ritmo divertido, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de sons característicos.
Na nossa ida a Cananéia vimos a apresentação do Grupo Esperança, os artistas fazem seus próprios instrumentos e sapatos e os levam para tocar na apresentação.